Acaba de ficar pronta a 2ª edição da revista de reflexão teológica Visão Bíblica. Nesta edição, contribuí com o periódico com o ensaio “Cosmovisão Cristã: o mundo pelas lentes da Bíblia“. Eis a síntese:
Como você reage diante dos acontecimentos do mundo? Qual é a sua opinião a respeito do aborto ou da sexualidade, por exemplo? O que você pensa sobre o casamento? Que rumos a educação ou a política devem seguir? Todas as vezes que você precisa definir-se diante de questões do cotidiano, recorrerá a um conjunto de princípios e de pressuposições que traz dentro de você, resultado da sua experiência de vida e da sua cultura. A esse conjunto de princípios damos o nome de cosmovisão.
O termo cosmovisão é uma tradução da palavra alemã weltanschauung, que significa “modo de olhar o mundo” (welt: mundo; schauen: olhar). É a maneira como encaramos, agimos e reagimos diante dos acontecimentos. Em outras palavras, cosmovisão é um conjunto de suposições e crenças que utilizamos para interpretar e formar opinião sobre nossa humanidade, o propósito da vida, nossos deveres, responsabilidades familiares e afetivas, interpretação da verdade, questões sociais, etc.
Para facilitar a compreensão, Nancy Pearcey, no livro Verdade Absoluta (Ed. CPAD), diz que a cosmovisão é como um mapa mental que nos diz como navegar de modo eficaz no mundo. É a impressão da verdade objetiva de Deus em nossa vida interior. Já Norman Geisler escreve que “cosmovisão é semelhante a uma lente intelectual através da qual enxerga-se o mundo. Se alguém olha através de uma lente vermelha, o mundo lhe parece vermelho. Se outro indivíduo olha através de uma lente azul, o mundo lhe parece azul” (Fundamentos Inabaláveis, Ed. Vida, p. 15).
Leia a matéria completa na edição nº2.
Para assinar ou adquirir a revista clique aqui.