O óbvio sobre o casamento


 

Bride and Groom seriesNa edição desta semana a revista Isto é traz interessante matéria sobre os benefícios do casamento e os prejuízos do divórcio. Na reportagem “As marcas do amor”, é dito que “o fim de um relacionamento e até a distância temporária entre amados podem ter impacto direto sobre a saúde“, e que “são muitos os estudos que mostram os benefícios da vida conjugal. Pessoas casadas, por exemplo, adoecem menos, dormem e comem melhor do que as solteiras. Homens casados têm na companheira uma confidente com quem compartilham problemas que não seriam discutidos com ninguém“.

Tem mais: “Estatisticamente, as mulheres casadas vivem em bairros melhores, têm planos de saúde mais completos e uma vida mais tranquila do que as solteiras. Mas o que acontece quando os apaixonados são obrigados a se afastar? Dois novos estudos mostram que os efeitos de um amor frustrado ou distante marcam, fisicamente – e às vezes permanentemente -, os que sofrem com essas situações“.

Por outro lado, o divórcio, conforme a matéria: “Mesmo quando o fim do casamento é consensual, discutir a guarda dos filhos, dividir bens e encerrar um projeto idealizado como infinito é terrivelmente desgastante emocionalmente. O sentimento de culpa e desencantamento com o amor são bastante comuns. “Quem passa por um divórcio é como um soldado que volta da guerra”, explica Linda Waite, socióloga da Universidade de Chicago e coautora do estudo “Biografia Matrimonial e Saúde na Meia-idade“.

Diz ainda que: “A pessoa traz algumas cicatrizes que a acompanharão por toda a vida, mesmo que ela se case de novo”, afirmou Linda à ISTOÉ. E por cicatrizes ela se refere a um aumento, entre os divorciados, de até 20% na chance de desenvolver doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e câncer a partir da meia-idade, se comparados aos casados (leia quadro).”

Trata-se, na verdade, de mais uma matéria que diz o óbvio; mas que, por incrível que pareça precisa ser dita constantemente para que a sociedade veja e entenda que o casamento permanente é bom e saudável, muito ao contrário da separação.

índice

Fonte: Isto é 

www.comoviveremos.com

Um comentário em “O óbvio sobre o casamento

Adicione o seu

  1. A Paz do Senhor!

    Isto mostra que o casamento não é uma instituição falida como muitos pós-modernistas afirmam!
    O casamento como tudo o que Deus criou é Bom!

    Abraços…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: