Revista Época – Deus é pop


Segue trecho da matéria “Deus é pop”, capa da revista Época desta semana (12/06/09).

O tema servirá como debate. Deixa as suas impressões sobre a matéria.

Deus é pop

Nelito Fernandes

Como os jovens brasileiros – que estão entre os mais religiosos do mundo – expressam sua fé em novos ritos, novas igrejas e até na internet

Com mais de 20 tatuagens estampadas no corpo, dois piercings no nariz e um alargador de orelha, a paulistana Fernanda Soares Mariana, de 19 anos, parece estar montada para um show de rock. Apenas a Bíblia que ela carrega nos braços sugere outro destino. E Fernanda, a despeito do visual, está pronta mesmo é para encontrar Jesus. “A igreja não pode julgar. Ela tem de estar lá para transformar sua vida, e não sua aparência”, afirma. A igreja que Fernanda escolheu não a julga pelo figurino. Numa noite de domingo, no templo da Bola de Neve Church do Rio de Janeiro, o que se vê são fiéis vestindo bermudas e camisetas com estampas de surfe. Boa parte exibe tatuagens como as de Fernanda. No altar, uma banda toca música gospel, enquanto a vocalista grita o refrão “Jesus é meu Senhor, sem Ele nada sou”. Na plateia, cerca de 300 pessoas acompanham o show em catarse, balançando fervorosamente ao som da música. A diaconisa Julia Braz, de 18 anos, sobe ao palco de cabelo escovado e roupa fashion. Põe a Bíblia sobre uma prancha de surfe no púlpito e anuncia: “O evangelismo tá bombando!”. Amém.

deusépop

Cultos voltados para os jovens, como a igreja da Bola de Neve, revelam um fenômeno: mostram que o jovem brasileiro busca formas inovadoras de expressar sua religiosidade. Em 1882, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche assinou a certidão de óbito divina com a célebre afirmativa: “Deus está morto”. Para ele, os homens não precisariam mais viver a ilusão do sobrenatural. Nietzsche não foi o único. O anacronismo da fé religiosa era uma premissa do socialismo. “A religião é o ópio do povo” está entre as frases mais conhecidas de Karl Marx. Para Sigmund Freud, a necessidade que o homem tem de religião decorreria de incapacidade de conceber um mundo sem pais – daí a invenção de um Deus. A influência de Marx e de Freud no pensamento do século XX afastou gerações de jovens da fé. Mas a derrocada do socialismo e as críticas à psicanálise freudiana parecem ter deixado espaço para a religiosidade se manifestar, sobretudo entre os jovens. “Aquilo que muitos acreditavam que destruiria a religião – a tecnologia, a ciência, a democracia, a razão e os mercados –, tudo isso está se combinando para fazê-la ficar mais forte”, escreveram John Micklethwait e Adrian Wooldridge, ambos jornalistas da revista britânica The Economist, no livroGod is back. Para os jovens, como diz o título do livro, Deus está de volta. Ou, nas palavras da diaconisa Julia, “está bombando”.

Uma pesquisa feita por um instituto alemão mostra 
que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem 
religiosos e 65% afirmam ser “profundamente religiosos”

Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, revela que esse renascimento da religião está mais presente no Brasil que na maioria dos países. O estudo mostra que o jovem brasileiro é o terceiro mais religioso do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos. Segundo a pesquisa, 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são “profundamente religiosos”. Noventa por cento afirmam acreditar em Deus. Milhões de jovens recorrem à internet para resolver seus problemas espirituais. Na rede de computadores, a diversidade de crenças se propaga como vírus. “Na minha geração só sabia o que era budismo quem viajava para o exterior”, diz a antropóloga Regina Novaes, da Universidade de São Paulo e ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude. “Hoje, com a internet, o jovem conversa com todo o mundo e conhece novas religiões. A internet virou um templo.” Mais talvez do que isso, ela se converteu no veículo ideal de uma religião contemporânea e desregulada, que pode ser exercida coletivamente sem sair de casa e sem submeter-se a qualquer disciplina.

Até o século XIX, o Brasil tinha uma religião oficial: a católica. Quem não era católico não podia trabalhar para o Estado. Os outros cultos eram permitidos, mas desde que não fossem praticados dentro de edificações cuja arquitetura lembrasse uma igreja. Hoje, quase metade dos jovens brasileiros diz professar outras religiões – e essa talvez seja uma das características mais marcantes da nova religiosidade do jovem brasileiro. “É um salto muito grande, em muito pouco tempo”, diz o antropólogo Roberto DaMatta. Parte da explicação para a transformação de uma sociedade baseada numa só fé para a era das múltiplas escolhas está na disposição do jovem para experimentar. Ele pode aderir a seitas exóticas, viver aquele momento e depois voltar para a tradição sem grandes dilemas. “O jovem não decide ser católico só para seguir a religião dos pais. Ele quer distância disso”, diz o teólogo Rubem Alves.

A experiência de Alves com jovens mostra que eles querem seguir os próprios caminhos. Os jovens, diz ele, adotam religiões minoritárias por achar que estão vivendo uma grande missão: querem mostrar ao mundo que, apesar da pouca idade, já encontraram sua “verdade”. Seria quase um ato de afirmação juvenil. Na religião, como na política e nos costumes, há rebeldia. Assim como os pais religiosos já não transmitem sua crença aos filhos, os pais ateus também não influenciam os filhos a adotar o ateísmo. Uma pesquisa feita com famílias do Rio de Janeiro revela que 60% dos filhos de pais ateus acreditam em Deus e adotam alguma religião. Alguns, motivados por questões íntimas, empreendem verdadeiras peregrinações em busca de respostas a suas inquietações.

 Fotos: Bruno Magalhães/Nitro/ÉPOCA e Jarbas Oliveira/ÉPOCA

DOIS CREDOS
Casal que vai à Caverna de Adulão, em Belo Horizonte (à esq.), e o grupo de religiosos do jiu-jítsu (à dir.)
 

O IBGE obteve 35 mil respostas diferentes
para a pergunta “Qual é a sua religião?”

Tome a história do ator Gabriel Anésio, de 19 anos. Ele já foi evangélico, católico e frequentou terreiros de umbanda. Gabriel dava aulas de teatro para crianças numa igreja católica quando disse a um padre que era gay. Foi aconselhado a esconder sua condição. Não concordou e procurou uma igreja evangélica. Lá, foi encaminhado para uma “corrente de libertação”, uma espécie de workshop para “curar” os gays. Também não funcionou. Ele então recorreu ao candomblé. Procurou uma pombajira com um pedido: queria deixar de ser gay. A entidade teria respondido o seguinte: “Pede outra coisa, porque isso aí não vai ter jeito não, meu filho”. Hoje, Gabriel frequenta a Igreja Cristã Contemporânea, na Lapa, reduto de travestis no Rio. Fundada pelo pastor Marcos Gladstone, também saído de uma igreja que não aceitava homossexuais, a Contemporânea virou um refúgio para jovens gays que querem ser evangélicos, mas não são acolhidos noutros lugares. “O amor de Deus é para todos, sem discriminação”, diz o pastor Gladstone. Na Contemporânea, 80% dos fiéis têm menos de 30 anos. O comerciário Estevam Januário, de 20, está entre eles. Ele conta que era obreiro da Igreja Universal, mas teve de sair de lá depois que os amigos passaram a insistir em lhe arrumar um casamento. “Para eles, ser gay é errado. Eu não posso escolher minha opção sexual, mas a religião eu posso”, diz Estevam.

É entre os evangélicos que surgem mais propostas de igrejas flexíveis. Eles têm igrejas para metaleiros, para garotas de programa e até para lutadores de jiu-jítsu. Em Fortaleza, a Igreja Evangélica Congregacional abriga um núcleo chamado “Lutadores de Cristo”. Cerca de 80 jovens rezam, assistem à pregação do pastor e depois sobem no tatame para trocar socos e pontapés. Por fim, dão as mãos e cantam juntos o louvor. “Pregamos o Evangelho para jovens que jamais entrariam numa igreja. Ninguém aqui se envolveu em briga na rua”, diz o coordenador do projeto, lutador e pastor Elder Pinto. “Aqui pregamos a paz.”

Em Minas, desde 1992 existe a Caverna de Adulão, que não usa o termo “evangélico” e se autodenomina uma “comunidade cristã alternativa”. Assim como a Bola de Neve, ela recebe metaleiros, jovens tatuados e com piercing na língua, além de promover shows de heavy metal. “Enquanto os pastores falam que rock pesado é do diabo, aqui mostramos que ele é de Deus”, diz o pastor Geraldo Luiz da Silva. “As igrejas aceitam esses jovens, mas têm a expectativa de que eles mudem e troquem a jaqueta de couro pela camisa social de manga comprida. Aqui, não é assim.”

Fotos: André Arruda/ÉPOCA (2) e Marcelo Min/Fotogarrafa/ÉPOCA

DIVERSIDADE
Rafael Lins, criador da comunidade “Mais Deus, Menos Religião” (à esq.), Renata Carvalho, que foi da Pastoral católica (ao centro), e Estevam Januário, de 20 anos (à direita, de branco), e Gabriel Anésio, de 19, que mudaram de fé por causa da opção sexual. Eles são os novos desafios da Igreja

A capacidade de se adaptar ao espírito do tempo para responder aos anseios dos jovens parece ser um trunfo dos evangélicos – que, em termos estatísticos, avançam sobre as demais religiões no Brasil. “Sem dúvida, um dos principais fatores que explicam a explosão evangélica no país é essa característica de se ajustar aos valores da sociedade. O neopentecostal aceita coisas que eram impossíveis há três décadas”, diz a antropóloga Cristina Vital, do Instituto de Estudos da Religião, do Rio de Janeiro. Cristina lembra que o catolicismo também passa por uma transformação, muito menos radical. “Temos a renovação carismática, os padres cantores, algo que também não se via.”

Na religião, como na política e nos costumes, há
rebeldia. Os filhos não seguem os pais em suas crenças

Embora exista uma tentativa de fazer frente ao apelo pop dos evangélicos, a imagem da Igreja Católica parece velha para boa parte dos jovens. Quando um bispo tenta impedir que uma menina de apenas 9 anos possa fazer aborto após ter sido estuprada, contrariando uma garantia legal e uma recomendação médica, ele contribui indiretamente para afastar do catolicismo até jovens fervorosos. A assistente social Renata Carvalho da Silva, de 28 anos, foi secretária estadual da Pastoral da Juventude de São Paulo. Renata trabalhava pela formação de jovens. Quando coordenou um serviço de mulheres vítimas de violência em Guaianases, na Zona Leste, deparou com o que lhe pareceu uma contradição do catolicismo: “Os argumentos em defesa da vida são contraditórios. Se você tem relações sexuais sem camisinha corre risco. Que defesa da vida é essa?”. Renata acabou se afastando do dia a dia da igreja. “Continuo católica, minha fé não mudou, mas quase não vou mais às missas. A fé não depende da Igreja para existir”, diz ela.

A socióloga Dulce Xavier, do grupo Católicas pelo Direito de Decidir, diz que as posições intransigentes da Igreja afastam os jovens. “A Igreja Católica está parada no tempo na questão das liberdades individuais. O jovem é contestador, não aceita isso”, diz Dulce. O teólogo Fernando Altmeyer, professor da PUC de São Paulo, diz que a igreja acredita e quer, sim, que seus fiéis sigam os preceitos. Ele diz que o papa Bento XVI tem seguido uma linha coerente: prefere um cristianismo de qualidade, mesmo que minoritário. “Essa tem sido uma discussão na Igreja ao longo dos séculos. Até agora, tem prevalecido que Igreja não vai barganhar seus valores em busca de popularidade”, diz Altmeyer. “Questões como a defesa da vida e o sexo com amor, para reprodução, são eternas.” Altmeyer acredita que o jovem tem dificuldade de seguir os preceitos religiosos por fatores que vão além da rigidez. Para ele, o grande desafio dos católicos é contextualizar seus valores e explicá-los aos jovens de uma forma que eles entendam. “Embora o tema seja o mesmo, o discurso não pode ser”, afirma.

Um sinal da dificuldade da Igreja Católica – e não só dela – em atrair os fiéis jovens é dado por uma característica intrigante dessa nova religiosidade. “Comparado a outras sociedades, o Brasil tem um grande número de jovens que se dizem religiosos, mas a intensidade com que eles vivem a religião é menor que a dos mais velhos”, diz Matthias Jäger, diretor do instituto alemão Bertelsmann Stifung. Quando a pesquisa feita pelo instituto perguntou sobre a prática da fé, somente 35% dos jovens brasileiros disseram viver de acordo com os preceitos religiosos. Esse porcentual foi de 84% na Nigéria, de 53% em Israel e de 52% na Itália. O índice brasileiro de coerência religiosa é, portanto, dos mais baixos.

 Paola Máximo

FÉ E SHOW
Jovens assistem a um espetáculo na igreja Bola de Neve, em São Paulo. Eles procuram aceitação e flexibilidade

Há uma explicação para isso? “O jovem tem fé, mas não aceita o pacote pronto institucional”, diz a antropóloga Regina Novaes. Para seu estudo Os jovens sem religião, Regina levantou com o IBGE um dado revelador. Segundo ela, no Censo de 2000 houve 35 mil respostas diferentes para a pergunta “Qual é a sua religião?”. Em 2010, o número poderá ser ainda maior. “A religião, para o jovem brasileiro, é mais declarada do que vivida”, diz Regina. Seria essa uma forma de dizer que os jovens são religiosos apenas da boca para fora? Ou seria o caso de afirmar que as práticas religiosas, tal como se apresentam, não correspondem às necessidades deles? Um bom exemplo dessa ambiguidade é Rafael Lins, de 19 anos, o criador da comunidade “Mais Deus, menos religião”, que reúne 6.200 participantes na rede de relacionamentos Orkut. “Não vou a igreja nenhuma, porque não concordo com muitas coisas que são ditas lá”, afirma. Filho de pais evangélicos, Rafael não seguiu a crença deles. “Não preciso estar em algum lugar para ficar junto de Deus.” Uma coisa, porém, seu caso deixa clara: os jovens brasileiros parecem ter deixado de lado as fés mais populares no século passado – na revolução socialista, na libertação dos desejos ou na certeza científica – para acreditar naquilo que julgam ser seu verdadeiro Deus.

Fonte: Revista Época

Via Clipping MP

Divulgação: www.comoviveremos.com


Publicidade

17 comentários

  1. Lucas 9:23 = “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
    (Palavras de Jesus, o proprietário da minha vida).

    Tem uma canção muito bela cantada pelo Vitorino Silva que diz: “DEUS é Santo e exige santidade. O Céu é lugar de santo. Lá só entram os fieis”.

    As pessoas precisam entender que o céu é tomado a força. O caminho e a porta são estreitos. E que sem santificação, ninguém verá a Deus.

  2. Eu busco na meditação com pirâmide. Não sigo uma religião, absorvo o que acho necessário de cada uma para ter paz sempre ao meu lado.
    Aqui do lado de casa tem uma igreja Batista, vivem me convidando para entrar no grupo de jovens.

  3. (I Tessalonicenses 5:23) – “E o mesmo Deus de paz VOS SANTIFIQUE EM TUDO; e todo o vosso ESPÍRITO, e ALMA, e CORPO, sejam plenamente CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”

    Evangelho light, um leite espiritual que não traz crescimento, um leite doce!

    Jesus quer o teu coração!!

    (Gálatas 1:8) – “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. ”

    Um Evangélho que agrada a alma! Ninguém precisa mais renunciar a carne!

    As musicas iguais que se tocam na igreja e no mundo só muda a letra ou melhor tem algumas que se tornam tão pop que toca em novelas, rádios mundanas.

    Adoração em espírito e em verdade não se vê mais nas igrejas. É um pula-pula, mãozinha pra lá e pra cá. EMOCÃO!

    Intimidade com o Espírito Santo? Dobrou uma quadra antes numa igrejinha de tinta descascada, bancos de madeira, chão de cimento queimando! Ali ainda se vê o mover do Espírito nos dons espirituais!

    Oração? Palavra? Virgília? Ah… isso não! A moda é Rede Jovem! Louvorzão!

    Um dia me contaram uma piada acerca que no Céu o cara vendia bebida e foi ao inferno e lá não se vendia nada pq tava cheio de crente!

    E o tal homem achando que ia zombar da minha fé ficou mudo quando eu falei: Tens razão! No inferno vai estar cheio de crente, o lugar que vai ter mais crente é no inferno. Agora no Céu não, no Céu é pra santo! No Céu é pra santo! A porta é estreita e o caminho é apertado.

    Vou encerrar por aqui:

    (I Tessalonicenses 5:2) – Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite;

  4. Não basta somente ter paz. É preciso ter Santificação (Bem lembrado Fabiane!). Talvez seja esse o problema dessas igrejas que pregam o evangelho por meio de uma identidade específica(Eles que dizem isso…) .
    “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14”
    e mais…
    “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7”

  5. Rodrigo,

    Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim” Jo. 14.6. Portanto, somente em Jesus há perdão dos pecados e salvação da alma.

  6. Esta matéria comprova o sinal dos tempos , ” Nem todo aquele que sdisser Senhor, Senhor entrará no REino dos Céus , mas somente aquele que faz a vontade do Pai -Jesus”
    Estes falsos pastores R$$$$Alô Milhão , e estes falsos crentes GRITAM Senhor Senhor e faturam R$$$$ na Ra´dio Gu$pel .
    Amém e Amém

  7. Acho que é uma questão de identidade pertencer a Bola de Neve ou a Deus é amor.
    Nelas e em qualquer igreja evangélica vamos encontrar pessoas genuinamente vivendo o evangelho de Cristo e também aquelas que não vivem essa realidade.
    O joio cresce junto do trigo se não me engano.
    Agora dizer que Deus não pode agir porque os jovens são tatuados ou porque tem um piercing é sinal de religiosidade pra mim.
    Eu não tenho piercing nem tatuagem, nem vou ter. Mas será que Deus não pode se achegar a essas pessoas?

  8. esse crescimento de fiéis mais jovens é notável, porém não em um percentual tão alto.

    eu fui pra igreja a vida toda e nunca acreditei de fato que aquilo fosse a Verdade. Até que um dia eu deixei de ouvir falar de um Deus, mas O conheci, naquele momento percebi o quanto eu sou pequeno e como Deus é grande. Percebi a minha isignificância diante de um amor tão perfeito que só o Pai pode nos dar.
    Mesmo com pouca idade ja havia cometido diversos erros, me arrependi e hoje dedico todos os meus dias ao Senhor.

    e a todos que dizem que Deus nao existe, saibam que eu sou um milagre.

  9. Bom dia meus amados!
    Ontem ouvi uma pregação sobre essa matéria, e volto a dizer: O que mais vale é meu coração, DEUS é bom e o Diabo não presta!
    O que adianta não termos tatuagem, não termos piercings, mas, mas entendam, mas termos um coração ruim, pensamentos maldosos, inveja, não ajudarmos ao próximo!
    Eles com certeza são mais crentes que muitos crentes que eu conheço que saem falando em linguas estranhas e quando chega em casa bate na mulher e briga com os filhos.
    Sou Batizada e agradeço a DEUS por essa nova oportunidade de viver uma nova vida e ser um novo vaso.
    TE amo Jesus!
    Yes Lord!
    VAmos sempre agradar a DEUS com nosso jeito, com nosso coração e não com nossa aparencia.
    E se DEUS voltar agora?! E eu estiver de calça??!! Qual o problema ele não vai ver minhas vestes, ele vai olhar meu coração, meus pensamentos.
    Desculpem pelo desabafo!
    Fiquem Na Paz de Cristo Jesus!
    Abraços!

  10. Cristiane,

    A questão debatida não é como a pessoa está por dentro, nós sabemos que o nosso coração é enganoso, amém e glórias a Deus por isso.

    Eu creio fielmente que não vai ser a igreja onde eu congrego que vai ser salva e nem “A” ou “B” denominações, e sim uma igreja que está dentro de uma igreja, esta é a verdade.

    Se o Senhor cobra na Sua palavra, que é a unica verdade, SANTIDADE no corpo, alma e espírito, eu não posso pregar que Deus quer o coração, e o meu corpo pode estar de qualquer forma, ou minha alma ou ainda o meu espírito, não é mesmo ?

    Coração “bonzinho”, tem maçon, espírita, católico, advogado, médico… não desmerecendo e nem tão pouco descriminando, amo a todos, tenho amigos de várias religiões e até mesmo ateus, mais o Senhor, minha amada, vela pela Sua palavra.

    Deus Seja Louvado.

    A paz do Senhor Jesus.

  11. E AMADOS.
    NA CARTA DE PAULOA A TIMOTEO, QUE ERA
    UM JOVEM PAULO ALERTANDO A TIMOTEO, DIZ QUE VIRIAM DIAS TRABALHOSOS. HOMENS GANANCIOSOS,
    INIMIGOS DE DEUS. AMANTES DO MUNDO.
    E QUE POR TEREM COMICHÕES NOS OUVIDOS, DEIXARIAM A SÃ DOUTRINA E SEGUIRIAM FABULAS DE DEMONIOS ENGANADORES. DEUS NOS QUE POR INTEIRO, CORPO, ALMA E CORAÇÃO.
    “tem cuidado de ti mesmo e da doutrina…porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Timóteo 4:16).
    COITADO DOS QUE ENSINAM ENGANOSAMENTE.

    SERDES SANTOS, PORQEU SANTO É O SENHOR VOSSO DEUS.
    JOVENS!! LHES CONVIDO A APRENDER COM
    TIMOTEO!!!!
    QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DAS IGREJAS BRASILEIRAS. PARA QUE NÃO
    NOS TORNEMOS MORNA COMO MUITAS DAS IGREJAS NO MUNDO E PRINCIPALMENTE AMERICANAS.
    A PALAVRA DE DEUS, DIZ QUE EM ISRAEL
    SURGIU UMA NOVA GERAÇÃO QUE NÃO CONHECIA
    OS FEITOD DE DEUS. ESTAMOS VIVENDO ESSA MESMA HEPOCA. TEM SURGIDO
    UMA GERAÇÃO QUE NÃO CONHECE A DEUS.

  12. Boa tarde,

    Sou do Bola de Neve Church de SP, quando comecei a frequentar a igreja, fui em busca de algo muito maior que religião, algo que sentia falta dentro do meu coração, foi quando tive um belissimo encontro com Jesus Cristo, deixei de acreditar em Deus pelo que me falavam, e comecei a ter minhas próprias experiências com o Senhor, algo sobrenatural…diferente de tudo que ja havia vivido, entrei torta, angustiada, cheia de vicios e prazeres mundanos, achava que jamais conseguiria me libertar, e para Glória e honra do Senhor…minha vida foi transformada e a cada dia algo novo acontece, estou em santidade em Cristo, não é fácil dizer não a carne e não ao pecado, mas quando decidimos pegar a nossa cruz e seguir a Cristo, nos vemos livres e com um amor jamais sentindo antes…peço a Deus que essa nossa intimidade nunca se acabe, gostaria de ter conhecido Jesus a mais tempo…aproveitando…JESUS EU TE AMO!!!!!!!!

  13. Aos verdadeiros e fiéis filhos de Deus, digo o seguinte: quem neste mundo que ouviu falar de Jesus ou da Bíblia, não conhece a história de Caim e Abel? desde o princípio a questão é esta: podemos dizer e fazer o que quisermos. inventar cultos fundar religiões e o diabo a quatro! a verdade é esta: assim como Deus rejeitou o sacrifício de Caim, ele rejeita e abomina todo e qualquer tipo de culto que não atenda aos princípios estabelecidos por ele. estas pessoas estão a serviço de Satanás e vivendo segundo as suas próprias concupiscências e isto não é por falta de entendimento ou ignorância, mas sim, como eles costumam dizer, por opção própria. conforme está escrito, “sacrifícios ofereceram aos demônios e não a Deus”. Portanto, amados, evitem discurção com pessoas que tentam justificar atitudes tão diabólicas como estas de oferecer a Deus um culto tão imundo e abominável em todos os sentidos da palavra.

  14. a palavra de deus fala que muitos erram por nao conhecer a palavra deus.queremos viver do jeto que nois achamos melhor e esquecemos de perguntar a deus se e isso que e le quer meu e seu….a palavra santidade significa diferença. o que e ser diferente pra vc?deus nao tem otica humana. o mesmo deus que abriu o mar vermelho que cura e liberta e transforma e o mesmo de hoje! quando deus se calou por 400 anos depois disso ele falou com noe, as pessoas deixaram despercebidos,foram casar,passear,jantar por ai,ir no cinema ops!!! e realmente jesus ta voltando,os sinais estao ai.ele vira como o ladrao…aquele que ta sujo se suje mais e o que ta limpo s e limpe mais,se vc permanecer ate o fim seja fiel tu sera salvo,receberaa tua coroa…aquele que e e scolhido nao s e corrrompe,muitos sao chamados poucos escolhidos,deus nao quer quantidade ele quer qualidade,muitos chamam senho, senhor mais nao entrarao,dons espiritual nao salva ninguem o pular o falar, senhor eu profetizei em teu nome espulsei demonios,fiz maravilhas,Apartaivos de mim malditos eu nao os conheço….. eu nao quero chegar la e ser apartado e vc? temos que ter a formaçao da biblia e viver ela,,nao o que homem diz..satanas nao ta brincando de te levar pro inferno,ele sabe a biblia frente e verso,pode enganar multidoes…e virao falsos profetas,cristos,doutores etc…. que farao sinais de prodigios que s e for possivel enganaria a te os escolhidos….se for possivel………se for possivel….. mas nao e possivel…..se vc foi chamado escuta a deus pois jesus esta voltando!vigiai e orai!

  15. Hoje é muito facil dizer que é um crente e que a religião tem que ser do meu gosto; queria ver estes que professam ser seguidores de Jesus Cristo na época da equisição ou quando o cristianismo estava começando. Gostaria de ver seu altruismo por Cristo e seus ensinamentos.
    O evangelho que programada hoje tá muito longe dos dias de Cristo e do seus ensinamentos – “deixar tudo por amor a Ele” – “ser uma luz do mundo e o sal da terra” – Não vai longe e vai chegar o dia que o evangelho vai estar tão desacreditado e apenas de fachada que a incredulidade vai (se já não esta) tomar conta de todos.
    Um falso pregar da fé, um falso música cristã, um falso evangelho de libertação – que se os apostolos tivesse que ressucitar nos dias de hoje morreria de vergonha, tamanha falta de respeito e compromisso.
    Condenamos os católicos pela sua idolatria e adorações aos seus deuses; e esquecemos que a idolatria acontece hoje dentro das próprias igrejas evangelicas. Com várias forma de culto para agradar a todos como, estamos vivendo na época do império romano que possuia cultos a tandos deuses que mesmo assim não era suaficiente a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s