por Michelle Vu, Correspondente do Diário Cristão
WOODBRIDGE, Va. – Igrejas saudáveis respiram uma cultura saudável, mas os problemas da igreja podem levar a desgraças sociais, disse o líder ministerial Chuck Colson na terça-feira.
Baseando-se nessa lógica, Colson, o fundador da Prison Fellowship, procurou identificar a raíz dos problemas actuais da igreja durante a sua palestra sobre “Preaching and the Public Square” (A Pregação e a Praça Pública) na XIX Conferência Nacional Anual sobre Pregação.
“É claro que nos preocupamos com o mundo. É claro que nos preocupamos com tudo o que acontece na sociedade, incluindo a política, mas é melhor que coloquemos a nossa própria casa em ordem porque o que nós vemos no colapso cultural da América ao nosso redor hoje em dia e no mundo Ocidental está mesmo à nossa porta,” argumentou Colson, que foi um dos assessores principais do ex-Presidente Richard Nixon antes de ter sido preso por causa do escândalo Watergate.
Colson acredita que a raiz dos problemas da igreja é que os Cristãos não sabem no que acreditam.
“Eu penso que isso está no coração dos problemas da igreja – nós substituímos a verdade pela terapia,” disse ele.
“A maior parte das pessoas são basicamente ignorantes,” disse ele referindo-se à falta de conhecimento dos crentes em relação à sua própria religião.
Para demonstrar o seu ponto de vista, ele relembrou ocasiões nas quais perguntou aos seus amigos para explicar a trindade ou a um grupo de anciãos de igreja “maduros” para explicar as doutrinas da igreja, e descobriu que todos eles procuravam “atabalhoadamente” dar respostas mas não conseguiam dar uma resposta satisfatória.
Da mesma forma, durante o seu discurso ele pediu a um grupo de notáveis Cristãos que incluía teólogos de universidades respeitadas para explicarem o que é o Cristianismo.
Mais uma vez os Cristãos não conseguiram dar uma resposta apropriada. Um dos inquiridos disse que o Cristianismo é “amar a Deus de todo o coração, com toda a alma e com toda a mente,” ao que Colson respondeu, “isso é um mandamento e não o que o Cristianismo é.”
“Nós assumimos que as pessoas no púlpito o compreendem e que as pessoas nas igrejas também o compreendem, mas elas não compreendem,” concluiu Colson.
O autor e comentador de rádio Cristã comentou que nem sequer uma pessoa respondeu como ele esperava – que o Cristianismo é uma religião ou uma relação com Deus. De acordo com Colson, o Cristianismo é a Palavra e de seguida recitou João 1: “No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.”
Saber o que é o Cristianismo e as suas crenças é importante numa altura em que os Cristãos são confrontados com desafios sociais como a engenharia genética, o fascismo Islâmico, e um ateísmo mais agressivo.
Colson disse que começa cada manhã com o jornal New York Times de uma lado e a Bíblia do outro para que como Cristão possa “olhar para tudo na vida do ponto de vista Bíblico.”
“Nós temos de comparar sempre o que a Bíblia diz e o que a cultura diz,” aconselhou ele.
Ele também realçou que aos Cristãos não é apenas dada a Grande Comissão – que não é fazer convertidos mas discípulos – mas também a eles é delegada a comissão cultural de “trazer a verdade e a majestade de Deus para aguentar contra tudo.”
“Nós não podemos defender a nossa fé nem a podemos viver se não sabemos o que ela é,” concluiu Colson.
Fonte: Diário Cristão
Divulgação: ComoViveremos
Se os evangélicos não sabem o que é cristianismo, como saberão o que é ser cristão?
Mais uma triste realidade do nosso meio e época.
Anchieta,
O que existe é uma enorme falta de compreensão dos fundamentos do cristianismo, seu propósito e toda sua estrutura. Basicamentre, o cristianismo é considerado como uma religião privada, em que cada pessoa deve usá-la somente na igreja, esquecendo-se de sua aplicação no mundo secular.
Considero Colson um dos grandes pensadores cristãos da atualidade, ele tem resgatado o discurso do Schaeffer acerca na necessidade do compreensão do cristianismo bíblica, e a importância da sua inserção em todos os extratos da sociedade, sob pena de ficar relegada ao igrejismo.
Grande Abraço
O seu blog é muito bom parabéns pelas matérias! li cada uma! ótimooo
Olá,
Obrigado pela visita.
Sempre q possível, volte aqui e deixe o seu comentário.
As pessoas já se deixam levar por religiosidade.
O único alvo que o povo “cristão” tem em sua mente é Jesus Cristo, esse é o nosso alvo.