Um de nossos leitores, da cidade de Córdoba, deixou o seguinte comentário no blog:
Hola,
Acá nosotros muy nos perguntar ? Cuál la razion que Hugo Chavez y Evo Morales fazen y dizen lo que quer con brazil y brasileños ainda baten las palmas para el ditadores.
Evo Morales tomou la forcia petrobras de brasileños y su presidiente aceitou muy calado y ainda hablou que fue justo.
Hugo Chavez faz una propaganda muy ruin en mundo de proalcool brasileño y su presidiente ainda bate las palmas para el ditador Hugo Chavez.
Perdón nuestra indescricion, más es mucho dificil de entender porque brasileños tien tanto miedo de Hugo Chavez y Evo Morales.
La verdad es que si continuar asin Hugo Chavez y Morales conseguindo tudo de brazil la força y con mucha facilidad, con cierteza su provincia de ACRE será también tomado na força y con cierteza su presidiente y brasileños van más una vez ficar caladitos y ainda bateren las palmas para el ditadores . perdón la sinceridad y portuñol,
Más acá es motivo de destaque y mucho comentario que presideinte de brazil es Nino de recado de Fidel, Chavez y Morales.
Para nosotros, presidiente de brazill es un covard que tien mucho miedo de Hugo Chavez.
Acá mucho si destaca que la defeza de presidiente de brazil sobre Hugo Chavez, no es apoio para el ditador y sin miedo de Chavez como tambén es una gran posibilidad de Lula copiar las atitud de Chavez pára inplantar en brazil.
Nosotros no ter dubida que Evo Morales con apoio de Hugo Chavez, va tomar la provicia de Acre y más una vez presidiente Lula va ficar con rabio entre las pernas y si acovardar.
Brasileños substiman Hugo Chavez que copia Fidel. E presidiente de brazil que quer copiar Chavez.
Para nosotros la defeza de Lula el ditador Hugo Chavez, es porque Lula quer copiar las inteción y atitud de Hugo Chavez para inplantar en brazil.
Saludo
Esteban Crustille
Córdoba
RESPOSTA
Prezado Esteban,
A sua indignação é a mesma de boa parte dos brasileiros inclusive do editor deste blog: Por que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar do constante ataque de Hugo Chávez (”Imperador” da Venezuela) e Evo Morales (”Cacique” da Bolívia) contra o povo brasileiro, ainda assim permanece calado e sorrindo para tais ditadores seguidores do Fidel Castro.
Como vc mesmo disse Evo Morales tomou realmente a força a Petrobras na Bolívia e o Hugo Chaves constatemente ataca o programa do etanol brasileiro, e quando vem ao Brasil agride verbalmente a mídia brasileira.
Ainda, recentemente, com ar zombeteiro, chamou o Presidente Lula de Magnata do Pretróleo.
Realmente, Esteban, assim como vc, que está de fora de nosso país e percebe e situação constrangedora pelo qual o país passa, ante a constante retaliação por parte desses dois aprendizes de ditadores e a inércia do governo brasileiro, não compreendemos o que se passa na cabeça da liderança brasileira.
Sinceramente acredito que o Presidente Lula tem verdadeiro medo do HC. Apesar de não revelar isso (e ele nunca o fará) é notório que ele tem temor do Reizinho da Venezuela), tendo como argumentação a diplomacia que o Brasil precisa manter com outras nações. Ocorre que a diplomacia é uma via de mão dupla, quando um dos lados não age com diplomacia o outro não tem o dever de se mater fiél à ela.
Sobre o Lula ser um imitador do HC, em suas entrevistas ele garante não apoiar a terceira reeleição, mas lá no fundo o que existe é um imenso interesse de continuar no poder, fato esse que colocaria o Brasil num situação complicada, à merce de mais um componentes da “Liga dos Ditadores” ao lado de Fidel Castro, Hugo Chavez e Evo Morales.
Att.
Valmir Milomem
Olá !! encontrei esse lugar precioso através da mamanunes !!
Parabens pelo Blog, mas parabens mesmo pelas palavras e pela sagacidade !!
Posso add aos meus favoritos??? acho que vou virar freguesa !!
abraços para ti
Alice,
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Fique à vontade para adicionar nosso blog em seu favoritos, e volte sempre, opine, reclame, fale!
Valmir
Ps.
Gostei mto do seu blog tb.
Esteban y Sr. Editor,
Interessantes seus comentários, mas seria oportuno fazer uma análise do ponto de vista junguiano: Não devemos contrariar psicóticos. A diplomacia brasileira é, reconhecidamente, competente, e nos quadros do Itamaraty há especialistas que sabem perfeitamente que não se deve, em hipótese alguma, enfrentar de frente nenhum maluco. O erro da lideranças Azteca, Maia e Inca, foi enfrentar de frente os terroristas e assassinos espanhóis, o pior deles o Sr Pizarro. Teria sido melhor contornar a situação e matá-lo numa oportunidade discreta. Podem estar certos que, nos bastidores, a diplomacia brasileira trabalha para isolar esses fantasmas. Aos poucos, perceberão que devem mudar de atitude para sobreviver. Caso não mudem, poderão vir a cometer suicídio político e seus povos não os perdoarão. Aguardem. Há que ter paciência, principalmente quando se é mais forte, quando se tem mais poder em todos os sentidos.
Claro que se o presidente do Brasil fosse o Bush, e algum general formado em West Point nosso chefe da defesa, ambos os países já teriam sido invadidos e ambos os fantasmas calados. Mas Bush, graças a Deus, não é nosso presidente, e, melhor ainda, nossos oficiais militares são formados na excelente AMAN.
Fiquem tranquilos. Até o fim do ano 2008, tanto Chaves como Morales e aquele outro cujo nome não sei (do Equador), estarão bem mais calmos. Aguardem.
Olá!
Acredito que o presidente Lula tem medo sim e obviamente deve ter medo dessas lideranças malassombradas: eles são visivelmente loucos e certamente criariam problemas diplomáticos insustentáveis.
Acho uma condição muito difícil para o presidente Lula se posicionar no meio deles, mas certamente é preferível contornar diplomaticamente a questão — por mais covarde que possa parecer — do que arriscar entrar em guerra.
Ou alguém duvida que um deles (ou eventualmente mais de um deles) declarasse guerra ao Brasil?
Abraço!