Arte profana


 

8.jpgQuem poderia imaginar que Jesus, Maria, discípulos e pastores seriam retratados de forma tão ousada em uma exposição? Mas foi o que aconteceu na Paraíba, quando personagens bíblicos foram mostrados em cenas eróticas no Museu Assis Chateaubriand, em Campina Grande. Ali, Jesus aparece mantendo relações sexuais com Maria Madalena, Jônatas e Davi têm relações sexuais, Moisés é comparado ao ditador Adolph Hitler, pastores e padres são comparados a garotos de programa e por aí vai…

 

A exposição, que vai percorrer outras regiões do país, foi do artista plástico Jerrier Alves e ganhou polêmica na cidade, seja entre católicos ou evangélicos. Com a idéia original de suscitar questionamento sobre a iconografia religiosa, a mostra pode gerar uma ação na Justiça movida por evangélicos. A Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc), uma organização apoiada por 80% das igrejas evangélicas da cidade de 400 mil habitantes, vai acionar juridicamente o artista. “Esta exposição é afrontosa, desrespeitosa e covarde”, critica o pastor Euder Faber.

Fonte – Blog Enfoque Gospel

O que você acha disso?

 

9 comentários em “Arte profana

Adicione o seu

  1. Simplesmenten lamentável!
    É necessário que os cristãos verdadeiros, usem a mesma liberdade do artista para também registrarem nossa indignação, e manifestarem nossa moção de repúdio à essa exposição artística mas blasfema.

  2. É algo indiscutivelmente ofensivo. Uma exposição que demonstra questionamento não necessita ser necessariamente ofensiva. O pior é que pouco faremos por isso. A liberdade de expressão que o mundo prega definitivamente tem muito mais a ver com libertinagem que com outra coisa.
    Não falemos aqui de consequências, tipo “joga ele na fogueira!”. Deus fará a justiça com misericóridia. Mas sejamos totalmente contra!
    O artista é realmente um infeliz, não tenho outra palavra.

  3. Pr. Carlos e Julio,

    Tais “artistas”, como não possuem competência para desenvolver algo criativo de forma a despertar atenção do público, então, fazem algo desse tipo, ofensivo, com vistas a despertar a atenção e o interesse.

  4. Ora. Esse cidadão (ic) Sabe perfeitamente que a Cidade de Campina Grande tem um percentual muito grande de envangélicos e também de catílicos praticantes. A coisa mais interessante para um pintor medíocre é (como diz o paraibano: BULIR) com os cristãos e com a religião.
    A super interessante, revista curiosos e demais quando querem aumentar suas vendas um pouquinho mais…tratam de criar um apolêmica em torno da figura de Cristo e das Escrituras Sagradas…sempre foi asssim..
    Mas esses desmandos e desrrespeito com areligião e a religiosidade dos outros bem como a crença um dia será cobrada…

    Abraços,

    JB

    Estou apresentando uma ´srie de estudos sobre as matrizes religiosas..começei com o candomblé…

    ww.joaobosco.wordpress.com

  5. Viva a liberdade de expressão, temos que nos acostumar a ouvir e respeitar as verdades dos outros, que arrogância nossa achar que somos os detentores da verdade! Posso até não concordar com que o outro fale, e nesse caso concordo em partes, mas acho que tenho que respeitar o direito que o outro tem de falar e se expressar, Viva Jerrier Alves!!!
    Artista corajoso……
    Adoraria me divertir vendo essa exposição!!
    Muita paz para todos, senão acabaremos vivendo brevemente uma grande guerra religiosa, aos moldes muçulmanos.
    Viva A tolerância!!

  6. Marcel,

    Já que vivemos em tolerância, também posso nesse espaço, ser contrário à referida obra de arte.

    Posso livremente expor meu pensamento, inclusive falar que de arte ela não tem nada.

  7. Irmão Valmir Nascimento,

    Parabéns pelo seu blog. Estava procurando determinado assunto para pesquisa quando me deparo com esse blog.
    Depois de “passear” por ele gostei tanto que o coloquei no meu blog.

    Saudações,

    Mozart Paulino

  8. ao sr. Jerrier Alves
    Eu tmbm sou a favor da liberdade de expressao desde que isso nao ofenda as pessoas, e a sua “obra” é contraria aos nossos principios mesmo que hj as pessoas acreditem que os principios estao fora de moda se a sua opniao é essa sobre as sagradas escrituras guardes p/ vc todos nos temos praticamos sexo, vc ,eu as pessoas ao meu redor nem por isso saimos por ai telas pintadas retratando o intimo de cada um se essa é sua opniao sobre o Mestre sinto muito sem contar que de artisticos suas obras nao tem nada sao apenas apelaçao (quero ser visto) é uma pena ……………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: