NEPOTISMO E FAMÍLIA


Por José San Martín Caminã Neto

A raiz do nepotismo* está ligada diretamente aos laços de afeto entre entes queridos que desejam o bem dos filhos, sobrinhos, esposas, esposos e amigos. Por trás dos argumentos dos parlamentares, juízes, governantes e outros que defendem o emprego de parentes está uma tentativa de dizer: “se posso ajudar alguém, por que não aqueles a quem eu amo?”. O nepotismo é ruim por excluir pessoas que se esforçaram para passar num concurso. É ruim por ser antidemocrático. É ruim por agravar desigualdades sociais. Isso é indiscutível. Mas não podemos deixar de lembrar o que o origina: os laços familiares. O que eu quero dizer é que família é símbolo de sociedade sadia. Qualquer pai ou mãe fará tudo por seus filhos. Uns, que chegam a um degrau importante na sociedade, erram em beneficiar os seus, e acabam sendo alvo da legislação antinepotismo. Paciência. É uma tentação como qualquer outra: tentar satisfazer um desejo legítimo, porém da forma inadequada. E como toda tentação, tem de ser resistida e vencida.

A Bíblia, como carta de Deus à humanidade decaída, conta histórias de seres humanos como nós. Fala de nepotismo. Por exemplo, fala da complacência do sacerdote Eli com os filhos malignos, a conivência de Davi com Absalão desobediente, da astúcia de Rebeca para favorecer Jacó a Esaú, o massacre praticado por Levi e Simeão contra os que violentaram sua irmã Diná, a dor de Maria, diante do Salvador massacrado e crucificado como maldito. O desespero de pais devido ao sofrimento dos filhos acometidos por demônios e doenças: Jairo, a siro-fenícia, o centurião romano, a viúva de Naim. A tentativa incoerente da mãe dos filhos de Zebedeu em garantir um lugar de destaque para eles no céu! A dor de Deus ao ouvir seu Filho Amado clamar: “Por que me desamparaste?”.

A Bíblia fala, acima de tudo, de um Pai amoroso que espera o filho pródigo e indigno aos olhos dos outros. Essa é a mensagem especial deixada pela parábola do gastador e boêmio. E há o detalhe da corrida do pai ao encontro do amado filho numa cultura em que isso era algo inconveniente. Antes, viu-o de longe. Todos os dias, a saudade levava-o a olhar para o horizonte na esperança de ver o jovem a caminho de casa. Aquele dia a visão de alguém cambaleante avivou seu coração. Apesar da aparência de um mendigo, pôde reconhecer aqueles passos, o jeito de mexer os braços, levantar a cabeça. Era ele! O perdido que foi achado, o morto que ressuscitou! Abraço demorado. Lágrimas. Nada de racionalizações sobre erros passados. Nada de “jogar na cara”. Nada de cobranças, pitos antecedendo a restauração ao ambiente protegido do lar.

Deus, o Pai amoroso desconhecido dos muçulmanos. O Deus carrasco dos santarrões e legalistas na igreja, o perdoador dos pecadores ansiosos por atirar a primeira pedra, sem notar que são tão pecadores quanto o infrator exposto ao ridículo. Deus-homem que levou sobre Si nossas dores, enfermidades, preocupações e ansiedades. Deus-conosco que teve grande compaixão das multidões dos que andavam desgarrados como ovelhas sem pastor. Pai incomparável, pois ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua vida em favor dos seus amigos. Se Ele pudesse nos colocar nas melhores posições Ele faria. Mas a dureza do coração humano em achar que pode ser independente dos Seus cuidados, e do Seu amor, leva muitos à perdição e à morte. Rejeitam a salvação, os “cem vezes tanto nesta vida e depois a vida eterna” por migalhas do mundo que está no maligno.

Não à toa, ao longo dos séculos e nas páginas da Bíblia, o Pai cheio de amor está a chamar: “Filho meu, dá-me o teu coração”. “Quis ajuntá-los como a galinha ajunta os seus pintainhos”, “voltem para mim e sereis salvos”, “Estou à porta e bato”, “Não endureçais o vosso coração”. Pra quê viver sofrendo e sem rumo, se fora dos caminhos do Pai não há certeza alguma do amanhã? Para que persistir na desesperança que surge das muitas “alegrias” da prostituição, da fama, do sucesso, da independência frágil, da obstinação inútil no momento da dor?

Esta é uma mensagem para você, filho distante do Pai. Você dentro ou fora da igreja, que não tem o Senhor entronizado em seu coração. Não queira deixar de ouvir o toque da trombeta que anunciará o arrebatamento dos salvos para morar eternamente com o Pai celeste. Nada pode superar esse objetivo por meio de uma vida vivida na direção, na vontade dEle. Levante-se, reconheça sua incapacidade de vencer sozinho, chega das bolotas dos porcos. Há um Deus esperando diuturnamente sua volta à casa paternal. “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. Eis, agora, o dia aceitável, eis, agora, o dia da salvação”.

* Nepotismo: 1. política adotada por certos papas que consistia em favorecer sistematicamente suas famílias. 2. Distribuição de cargos públicos entre parentes ou amigos. 3. Favoritismo, proteção escandalosa.

 

José San Martín Caminã Neto é jornalista e radialista

Publicidade

3 comentários

  1. Em minha congregação o que ocorre é que o filho pródigo está voltando. Contudo, nós, os irmãos mais velhos não nos preocupamos nem em querer perguntar: Qual é o seu nome, querido? Onde vc mora? Posso ir em tua casa? Então, aguardamos que seja formada uma equipe de visitas, que terá o dever de procurar saber como é a pessoa em si, e não o que ela precisa. Não sei o que aconteceu com a igreja iniciada com Pedro e os apóstolos. Comunhão é só Ceia? É só no culto de domingo? Não sabemos girar o PDCA e entender onde ficou o essencial? Somos praticamente políticos de Cristo. Como estamos vencendo as campanhas (eleitorais para o céu?), ou apoiamos as mesmas doutrinas e dogmas, temos sempre o nosso cargo e nosso emprego garantido, e o povo (os doentes) estão como em nossa cidade, na fila de espera para um atendimento. Onde a igreja primitiva errou?

  2. ACHO, QUE OS CRIADORES DESTA LEI ,DEVERIAM A VALIAR PARAMETROS E CAPACIDADES PESSOAL DE CADA UM , OU ATÉ MESMO PODERIAM DEIXAR TRES DE SEUS FAMILIARES DE SUA EXTREMA CONFIANÇA., POIS NA MINHA CIDADE UMA FILHA DENUNCIOU O PAI QUE ERA POLITICO,POR NÃO TER FAVORECIDO A ELA ., NO QUE ELA QUERIA , NO ENTANTO NEM TODOS OS FILHOS MOSTRAM SEREM DE CONFIANÇA ., ESTOU SOFRENDO NA PELE POIS TENHO UM CASO DESTE EM FAMILIA DE UMA PESSOA SUPERCOPETENTE E JÁ ESTA NA LISTA NEGRA . , AGUARDO RESPOSTA COM CLAREZA OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE.

  3. Paz jovens irmãos!
    1 Pedro cap: 5: 2,3
    2 Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós,
    tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
    3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
    Sou um pouco critico nestas questões e tenho uma opinião pessoal sobre este tema.
    É visivelmente o nepotismo nos ministério cristãos, já que os seus lideres espirituais se apoiam tão claramente, e nos mostram que tem conhecimento e autoridades na biblia para agir.
    Se agem de forma abençoada, o crecimento do seu ministério é seu própio testemunho como exemplo.
    Mas, sempre tem um mas!!??
    Observe atentamente se não estão querendo maquiar uma mentira bem aplicada, se os liders de seus ministérios são apascentadores de ovelhas ou apenas excluem as doentes.
    A biblia diz: Vigiai e orai…então se cuida ai amado!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s